Jó 38

• 1. Então o SENHOR respondeu a Jó do meio da tempestade e disse:
  • 2. “Quem é esse que obscurece o meu conselho com palavras sem conhecimento?
  • 3. Prepare-se como simples homem; vou fazer perguntas a você, e você me responderá.
  • 4. “Onde você estava quando lancei os alicerces da terra? Responda-me, se é que você sabe tanto.
  • 5. Quem marcou os limites das suas dimensões? Talvez você saiba! E quem estendeu sobre ela a linha de medir?
  • 6. E os seus fundamentos, sobre o que foram postos? E quem colocou sua pedra de esquina,
  • 7. enquanto as estrelas matutinas juntas cantavam e todos os anjos se regozijavam?
  • 8. “Quem represou o mar pondo-lhe portas, quando ele irrompeu do ventre materno,
  • 9. quando o vesti de nuvens e em densas trevas o envolvi,
  • 10. quando fixei os seus limites e lhe coloquei portas e barreiras,
  • 11. quando eu lhe disse: Até aqui você pode vir, além deste ponto não; aqui faço parar suas ondas orgulhosas?
  • 12. “Você já deu ordens à manhã ou mostrou à alvorada o seu lugar,
  • 13. para que ela apanhasse a terra pelas pontas e sacudisse dela os ímpios?
  • 14. A terra toma forma como o barro sob o sinete; e tudo nela se vê como uma veste.
  • 15. Aos ímpios é negada a sua luz, e quebra-se o seu braço levantado.
  • 16. “Você já foi até as nascentes do mar, ou já passeou pelas obscuras profundezas do abismo?
  • 17. As portas da morte foram mostradas a você? Você viu as portas das densas trevas?
  • 18. Você faz ideia de quão imensas são as áreas da terra? Fale-me, se é que você sabe.
  • 19. “Como se vai ao lugar onde mora a luz? E onde está a residência das trevas?
  • 20. Poderá você conduzi-las ao lugar que lhes pertence? Conhece o caminho da habitação delas?
  • 21. Talvez você conheça, pois você já tinha nascido! Você já viveu tantos anos!
  • 22. “Acaso você entrou nos reservatórios de neve, já viu os depósitos de saraiva
  • 23. que eu guardo para os períodos de tribulação, para os dias de guerra e de combate?
  • 24. Qual o caminho por onde se repartem os relâmpagos? Onde é que os ventos orientais são distribuídos sobre a terra?
  • 25. Quem é que abre um canal para a chuva torrencial, e um caminho para a tempestade trovejante,
  • 26. para fazer chover na terra em que não vive nenhum homem, no deserto onde não há ninguém,
  • 27. para matar a sede do deserto árido e nele fazer brotar vegetação?
  • 28. Acaso a chuva tem pai? Quem é o pai das gotas de orvalho?
  • 29. De que ventre materno vem o gelo? E quem dá à luz a geada que cai dos céus,
  • 30. quando as águas se tornam duras como pedra e a superfície do abismo se congela?
  • 31. “Você pode amarrar as lindas Plêiades? Pode afrouxar as cordas do Órion?
  • 32. Pode fazer surgir no tempo certo as constelações ou fazer sair a Ursa com seus filhotes?
  • 33. Você conhece as leis dos céus? Você pode determinar o domínio de Deus sobre a terra?
  • 34. “Você é capaz de levantar a voz até as nuvens e cobrir-se com uma inundação?
  • 35. É você que envia os relâmpagos, e eles respondem: ‘Aqui estamos’?
  • 36. Quem foi que deu sabedoria ao coração e entendimento à mente?
  • 37. Quem é que tem sabedoria para avaliar as nuvens? Quem é capaz de despejar os cântaros de água dos céus,
  • 38. quando o pó se endurece e os torrões de terra aderem uns aos outros?
  • 39. “É você que caça a presa para a leoa e satisfaz a fome dos leões
  • 40. quando se agacham em suas tocas ou ficam à espreita no matagal?
  • 41. Quem dá alimento aos corvos quando os seus filhotes clamam a Deus e vagueiam por falta de comida?