Jó 3

• 1. Depois disso Jó abriu a boca e amaldiçoou o dia do seu nascimento,
  • 2. dizendo:
  • 3. “Pereça o dia do meu nascimento e a noite em que se disse: ‘Nasceu um menino!’
  • 4. Transforme-se aquele dia em trevas, e Deus, lá do alto, não se importe com ele; não resplandeça a luz sobre ele.
  • 5. Chamem-no de volta as trevas e a mais densa escuridão ; coloque-se uma nuvem sobre ele e o negrume aterrorize a sua luz.
  • 6. Apoderem-se daquela noite densas trevas! Não seja ela incluída entre os dias do ano, nem faça parte de nenhum dos meses.
  • 7. Seja aquela noite estéril, e nela não se ouçam brados de alegria.
  • 8. Amaldiçoem aquele dia os que amaldiçoam os dias e são capazes de atiçar o Leviatã.
  • 9. Fiquem escuras as suas estrelas matutinas, espere ele em vão pela luz do sol e não veja os primeiros raios da alvorada,
  • 10. pois não fechou as portas do ventre materno para evitar que eu contemplasse males.
  • 11. “Por que não morri ao nascer e não pereci quando saí do ventre?
  • 12. Por que houve joelhos para me receberem e seios para me amamentarem?
  • 13. Agora eu bem poderia estar deitado em paz e achar repouso
  • 14. junto aos reis e conselheiros da terra, que construíram para si lugares que agora jazem em ruínas,
  • 15. com governantes que possuíam ouro, que enchiam suas casas de prata.
  • 16. Por que não me sepultaram como criança abortada, como um bebê que nunca viu a luz do dia?
  • 17. Ali os ímpios já não se agitam, e ali os cansados permanecem em repouso;
  • 18. os prisioneiros também desfrutam sossego, já não ouvem mais os gritos do feitor de escravos.
  • 19. Os simples e os poderosos ali estão, e o escravo está livre do seu senhor.
  • 20. “Por que se dá luz aos infelizes, e vida aos de alma amargurada,
  • 21. aos que anseiam pela morte e esta não vem, e a procuram mais do que a um tesouro oculto,
  • 22. aos que se enchem de alegria e exultam quando vão para a sepultura?
  • 23. Por que se dá vida àquele cujo caminho é oculto e a quem Deus fechou as saídas?
  • 24. Pois me vêm suspiros em vez de comida; meus gemidos transbordam como água.
  • 25. O que eu temia veio sobre mim; o que eu receava me aconteceu.
  • 26. Não tenho paz, nem tranquilidade, nem descanso; somente inquietação”.