Jó 36

Nova Versão Internacional

• 1. Disse mais Eliú:
  • 2. “Peço-lhe que seja um pouco mais paciente comigo, e mostrarei a você que se pode dizer mais verdades em defesa de Deus.
  • 3. Vem de longe o meu conhecimento; atribuirei justiça ao meu Criador.
  • 4. Não tenha dúvida, as minhas palavras não são falsas; quem está com você é a perfeição no conhecimento.
  • 5. “Deus é poderoso, mas não despreza os homens; é poderoso e firme em seu propósito.
  • 6. Não poupa a vida dos ímpios, mas garante os direitos dos aflitos.
  • 7. Não tira os seus olhos do justo; ele o coloca nos tronos com os reis e o exalta para sempre.
  • 8. Mas, se os homens forem acorrentados, presos firmemente com as cordas da aflição,
  • 9. ele lhes dirá o que fizeram, que pecaram com arrogância.
  • 10. Ele os fará ouvir a correção e lhes ordenará que se arrependam do mal que praticaram.
  • 11. Se lhe obedecerem e o servirem, serão prósperos até o fim dos seus dias e terão contentamento nos anos que lhes restam.
  • 12. Mas, se não obedecerem, perecerão à espada e morrerão na ignorância.
  • 13. “Os que têm coração ímpio guardam ressentimento; mesmo quando ele os agrilhoa eles não clamam por socorro.
  • 14. Morrem em plena juventude entre os prostitutos dos santuários.
  • 15. Mas aos que sofrem ele os livra em meio ao sofrimento; em sua aflição ele lhes fala.
  • 16. “Ele o está atraindo para longe das mandíbulas da aflição, para um lugar amplo e livre, para o conforto da mesa farta e seleta que você terá.
  • 17. Mas, agora, farto sobre você é o julgamento que cabe aos ímpios; o julgamento e a justiça o pegaram.
  • 18. Cuidado! Que ninguém o seduza com riquezas; não se deixe desviar por suborno, por maior que este seja.
  • 19. Acaso a sua riqueza, ou mesmo todos os seus grandes esforços, dariam a você apoio e alívio da aflição?
  • 20. Não anseie pela noite, quando o povo é tirado dos seus lares.
  • 21. Cuidado! Não se volte para a iniquidade, que você parece preferir à aflição.
  • 22. “Deus é exaltado em seu poder. Quem é mestre como ele?
  • 23. Quem lhe prescreveu os seus caminhos ou lhe disse: ‘Agiste mal’?
  • 24. Lembre-se de exaltar as suas obras, às quais os homens dedicam cânticos de louvor.
  • 25. Toda a humanidade as vê; de lugares distantes os homens as contemplam.
  • 26. Como Deus é grande! Ultrapassa o nosso entendimento! Não há como calcular os anos da sua existência.
  • 27. “Ele atrai as gotas de água, que se dissolvem e descem como chuva para os regatos ;
  • 28. as nuvens as despejam em aguaceiros sobre a humanidade.
  • 29. Quem pode entender como ele estende as suas nuvens, como ele troveja desde o seu pavilhão?
  • 30. Observe como ele espalha os seus relâmpagos ao redor, iluminando até as profundezas do mar.
  • 31. É assim que ele governa as nações e lhes fornece grande fartura.
  • 32. Ele enche as mãos de relâmpagos e lhes determina o alvo que deverão atingir.
  • 33. Seu trovão anuncia a tempestade que está a caminho; até o gado a pressente.

Nova Versão Internacional