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Assim diz o SENHOR: O céu é o meu trono, e a terra o escabelo dos meus pés; que casa me edificaríeis vós? E qual seria o lugar do meu descanso? Porque a minha mão fez todas estas coisas, e assim todas elas foram feitas, diz o SENHOR; mas para esse olharei, para o pobre e abatido de espírito, e que treme da minha palavra. [Isaías 66: 1-2]

Romanos 4

Nova Versão Internacional

  • 1. Portanto, que diremos do nosso antepassado Abraão?
  • 2. Se de fato Abraão foi justificado pelas obras, ele tem do que se gloriar, mas não diante de Deus.
  • 3. Que diz a Escritura? “Abraão creu em Deus, e isso lhe foi creditado como justiça.”
  • 4. Ora, o salário do homem que trabalha não é considerado como favor, mas como dívida.
  • 5. Todavia, àquele que não trabalha, mas confia em Deus, que justifica o ímpio, sua fé lhe é creditada como justiça.
  • 6. Davi diz a mesma coisa, quando fala da felicidade do homem a quem Deus credita justiça independente de obras:
  • 7. “Como são felizes aqueles que têm suas transgressões perdoadas, cujos pecados são apagados!
  • 8. Como é feliz aquele a quem o Senhor não atribui culpa!”
  • 9. Destina-se essa felicidade apenas aos circuncisos ou também aos incircuncisos? Já dissemos que, no caso de Abraão, a fé lhe foi creditada como justiça.
  • 10. Sob quais circunstâncias? Antes ou depois de ter sido circuncidado? Não foi depois, mas antes!
  • 11. Assim ele recebeu a circuncisão como sinal, como selo da justiça que ele tinha pela fé, quando ainda não fora circuncidado. Portanto, ele é o pai de todos os que creem, sem terem sido circuncidados, a fim de que a justiça fosse creditada também a eles;
  • 12. e é igualmente o pai dos circuncisos que não somente são circuncisos, mas também andam nos passos da fé que teve nosso pai Abraão antes de passar pela circuncisão.
  • 13. Não foi mediante a Lei que Abraão e a sua descendência receberam a promessa de que ele seria herdeiro do mundo, mas mediante a justiça que vem da fé.
  • 14. Pois, se os que vivem pela Lei são herdeiros, a fé não tem valor, e a promessa é inútil;
  • 15. porque a Lei produz a ira. E onde não há Lei, não há transgressão.
  • 16. Portanto, a promessa vem pela fé, para que seja de acordo com a graça e seja assim garantida a toda a descendência de Abraão; não apenas aos que estão sob o regime da Lei, mas também aos que têm a fé que Abraão teve. Ele é o pai de todos nós.
  • 17. Como está escrito: “Eu o constituí pai de muitas nações”. Ele é nosso pai aos olhos de Deus, em quem creu, o Deus que dá vida aos mortos e chama à existência coisas que não existem, como se existissem.
  • 18. Abraão, contra toda esperança, em esperança creu, tornando-se assim pai de muitas nações, como foi dito a seu respeito: “Assim será a sua descendência”.
  • 19. Sem se enfraquecer na fé, reconheceu que o seu corpo já estava sem vitalidade, pois já contava cerca de cem anos de idade, e que também o ventre de Sara já estava sem vigor.
  • 20. Mesmo assim não duvidou nem foi incrédulo em relação à promessa de Deus, mas foi fortalecido em sua fé e deu glória a Deus,
  • 21. estando plenamente convencido de que ele era poderoso para cumprir o que havia prometido.
  • 22. Em consequência, “isso lhe foi creditado como justiça”.
  • 23. As palavras “lhe foi creditado” não foram escritas apenas para ele,
  • 24. mas também para nós, a quem Deus creditará justiça, a nós, que cremos naquele que ressuscitou dos mortos a Jesus, nosso Senhor.
  • 25. Ele foi entregue à morte por nossos pecados e ressuscitado para nossa justificação.

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