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Assim diz o SENHOR: O céu é o meu trono, e a terra o escabelo dos meus pés; que casa me edificaríeis vós? E qual seria o lugar do meu descanso? Porque a minha mão fez todas estas coisas, e assim todas elas foram feitas, diz o SENHOR; mas para esse olharei, para o pobre e abatido de espírito, e que treme da minha palavra. [Isaías 66: 1-2]

Romanos 3

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  • 1. Que vantagem há então em ser judeu, ou que utilidade há na circuncisão?
  • 2. Muita, em todos os sentidos! Principalmente porque aos judeus foram confiadas as palavras de Deus.
  • 3. Que importa se alguns deles foram infiéis? A sua infidelidade anulará a fidelidade de Deus?
  • 4. De maneira nenhuma! Seja Deus verdadeiro, e todo homem mentiroso. Como está escrito: “Para que sejas justificado nas tuas palavras e prevaleças quando fores julgado”.
  • 5. Mas, se a nossa injustiça ressalta de maneira ainda mais clara a justiça de Deus, que diremos? Que Deus é injusto por aplicar a sua ira? (Estou usando um argumento humano.)
  • 6. Claro que não! Se fosse assim, como Deus iria julgar o mundo?
  • 7. Alguém pode alegar ainda: “Se a minha mentira ressalta a veracidade de Deus, aumentando assim a sua glória, por que sou condenado como pecador?”
  • 8. Por que não dizer como alguns caluniosamente afirmam que dizemos: “Façamos o mal, para que nos venha o bem”? A condenação dos tais é merecida.
  • 9. Que concluiremos então? Estamos em posição de vantagem? Não! Já demonstramos que tanto judeus quanto gentios estão debaixo do pecado.
  • 10. Como está escrito: “Não há nenhum justo, nem um sequer;
  • 11. não há ninguém que entenda, ninguém que busque a Deus.
  • 12. Todos se desviaram, tornaram-se juntamente inúteis; não há ninguém que faça o bem, não há nem um sequer”.
  • 13. “Sua garganta é um túmulo aberto; com a língua enganam”. “Veneno de víbora está em seus lábios”.
  • 14. “Sua boca está cheia de maldição e amargura”.
  • 15. “Seus pés são ágeis para derramar sangue;
  • 16. ruína e desgraça marcam os seus caminhos,
  • 17. e não conhecem o caminho da paz”.
  • 18. “Aos seus olhos é inútil temer a Deus”.
  • 19. Sabemos que tudo o que a Lei diz, o diz àqueles que estão debaixo dela, para que toda boca se cale e o mundo todo esteja sob o juízo de Deus.
  • 20. Portanto, ninguém será declarado justo diante dele baseando-se na obediência à Lei, pois é mediante a Lei que nos tornamos plenamente conscientes do pecado.
  • 21. Mas agora se manifestou uma justiça que provém de Deus, independente da Lei, da qual testemunham a Lei e os Profetas,
  • 22. justiça de Deus mediante a fé em Jesus Cristo para todos os que creem. Não há distinção,
  • 23. pois todos pecaram e estão destituídos da glória de Deus,
  • 24. sendo justificados gratuitamente por sua graça, por meio da redenção que há em Cristo Jesus.
  • 25. Deus o ofereceu como sacrifício para propiciação mediante a fé, pelo seu sangue, demonstrando a sua justiça. Em sua tolerância, havia deixado impunes os pecados anteriormente cometidos;
  • 26. mas, no presente, demonstrou a sua justiça, a fim de ser justo e justificador daquele que tem fé em Jesus.
  • 27. Onde está, então, o motivo de vanglória? É excluído. Baseado em que princípio? No da obediência à Lei? Não, mas no princípio da fé.
  • 28. Pois sustentamos que o homem é justificado pela fé, independente da obediência à Lei.
  • 29. Deus é Deus apenas dos judeus? Ele não é também o Deus dos gentios? Sim, dos gentios também,
  • 30. visto que existe um só Deus, que pela fé justificará os circuncisos e os incircuncisos.
  • 31. Anulamos então a Lei pela fé? De maneira nenhuma! Ao contrário, confirmamos a Lei.

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