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Assim diz o SENHOR: O céu é o meu trono, e a terra o escabelo dos meus pés; que casa me edificaríeis vós? E qual seria o lugar do meu descanso? Porque a minha mão fez todas estas coisas, e assim todas elas foram feitas, diz o SENHOR; mas para esse olharei, para o pobre e abatido de espírito, e que treme da minha palavra. [Isaías 66: 1-2]

Romanos 4

Almeida Revista e Atualizada

  • 1. Que, pois, diremos ter alcançado Abraão, nosso pai segundo a carne?
  • 2. Porque, se Abraão foi justificado por obras, tem de que se gloriar, porém não diante de Deus.
  • 3. Pois que diz a Escritura? Abraão creu em Deus, e isso lhe foi imputado para justiça.
  • 4. Ora, ao que trabalha, o salário não é considerado como favor, e sim como dívida.
  • 5. Mas, ao que não trabalha, porém crê naquele que justifica o ímpio, a sua fé lhe é atribuída como justiça.
  • 6. E é assim também que Davi declara ser bem-aventurado o homem a quem Deus atribui justiça, independentemente de obras:
  • 7. Bem-aventurados aqueles cujas iniquidades são perdoadas, e cujos pecados são cobertos;
  • 8. bem-aventurado o homem a quem o Senhor jamais imputará pecado.
  • 9. Vem, pois, esta bem-aventurança exclusivamente sobre os circuncisos ou também sobre os incircuncisos? Visto que dizemos: a fé foi imputada a Abraão para justiça.
  • 10. Como, pois, lhe foi atribuída? Estando ele já circuncidado ou ainda incircunciso? Não no regime da circuncisão, e sim quando incircunciso.
  • 11. E recebeu o sinal da circuncisão como selo da justiça da fé que teve quando ainda incircunciso; para vir a ser o pai de todos os que creem, embora não circuncidados, a fim de que lhes fosse imputada a justiça,
  • 12. e pai da circuncisão, isto é, daqueles que não são apenas circuncisos, mas também andam nas pisadas da fé que teve Abraão, nosso pai, antes de ser circuncidado.
  • 13. Não foi por intermédio da lei que a Abraão ou a sua descendência coube a promessa de ser herdeiro do mundo, e sim mediante a justiça da fé.
  • 14. Pois, se os da lei é que são os herdeiros, anula-se a fé e cancela-se a promessa,
  • 15. porque a lei suscita a ira; mas onde não há lei, também não há transgressão.
  • 16. Essa é a razão por que provém da fé, para que seja segundo a graça, a fim de que seja firme a promessa para toda a descendência, não somente ao que está no regime da lei, mas também ao que é da fé que teve Abraão (porque Abraão é pai de todos nós,
  • 17. como está escrito: Por pai de muitas nações te constituí. ), perante aquele no qual creu, o Deus que vivifica os mortos e chama à existência as coisas que não existem.
  • 18. Abraão, esperando contra a esperança, creu, para vir a ser pai de muitas nações, segundo lhe fora dito: Assim será a tua descendência.
  • 19. E, sem enfraquecer na fé, embora levasse em conta o seu próprio corpo amortecido, sendo já de cem anos, e a idade avançada de Sara,
  • 20. não duvidou, por incredulidade, da promessa de Deus; mas, pela fé, se fortaleceu, dando glória a Deus,
  • 21. estando plenamente convicto de que ele era poderoso para cumprir o que prometera.
  • 22. Pelo que isso lhe foi também imputado para justiça.
  • 23. E não somente por causa dele está escrito que lhe foi levado em conta,
  • 24. mas também por nossa causa, posto que a nós igualmente nos será imputado, a saber, a nós que cremos naquele que ressuscitou dentre os mortos a Jesus, nosso Senhor,
  • 25. o qual foi entregue por causa das nossas transgressões e ressuscitou por causa da nossa justificação.

Almeida Revista e Atualizada


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