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Assim diz o SENHOR: O céu é o meu trono, e a terra o escabelo dos meus pés; que casa me edificaríeis vós? E qual seria o lugar do meu descanso? Porque a minha mão fez todas estas coisas, e assim todas elas foram feitas, diz o SENHOR; mas para esse olharei, para o pobre e abatido de espírito, e que treme da minha palavra. [Isaías 66: 1-2]

Romanos 3

Almeida Revista e Atualizada

  • 1. Qual é, pois, a vantagem do judeu? Ou qual a utilidade da circuncisão?
  • 2. Muita, sob todos os aspectos. Principalmente porque aos judeus foram confiados os oráculos de Deus.
  • 3. E daí? Se alguns não creram, a incredulidade deles virá desfazer a fidelidade de Deus?
  • 4. De maneira nenhuma! Seja Deus verdadeiro, e mentiroso, todo homem, segundo está escrito: Para seres justificado nas tuas palavras e venhas a vencer quando fores julgado.
  • 5. Mas, se a nossa injustiça traz a lume a justiça de Deus, que diremos? Porventura, será Deus injusto por aplicar a sua ira? (Falo como homem.)
  • 6. Certo que não. Do contrário, como julgará Deus o mundo?
  • 7. E, se por causa da minha mentira, fica em relevo a verdade de Deus para a sua glória, por que sou eu ainda condenado como pecador?
  • 8. E por que não dizemos, como alguns, caluniosamente, afirmam que o fazemos: Pratiquemos males para que venham bens? A condenação destes é justa.
  • 9. Que se conclui? Temos nós qualquer vantagem? Não, de forma nenhuma; pois já temos demonstrado que todos, tanto judeus como gregos, estão debaixo do pecado;
  • 10. como está escrito: Não há justo, nem um sequer,
  • 11. não há quem entenda, não há quem busque a Deus;
  • 12. todos se extraviaram, à uma se fizeram inúteis; não há quem faça o bem, não há nem um sequer.
  • 13. A garganta deles é sepulcro aberto; com a língua, urdem engano, veneno de víbora está nos seus lábios,
  • 14. a boca, eles a têm cheia de maldição e de amargura;
  • 15. são os seus pés velozes para derramar sangue,
  • 16. nos seus caminhos, há destruição e miséria;
  • 17. desconheceram o caminho da paz.
  • 18. Não há temor de Deus diante de seus olhos.
  • 19. Ora, sabemos que tudo o que a lei diz, aos que vivem na lei o diz para que se cale toda boca, e todo o mundo seja culpável perante Deus,
  • 20. visto que ninguém será justificado diante dele por obras da lei, em razão de que pela lei vem o pleno conhecimento do pecado.
  • 21. Mas agora, sem lei, se manifestou a justiça de Deus testemunhada pela lei e pelos profetas;
  • 22. justiça de Deus mediante a fé em Jesus Cristo, para todos [e sobre todos] os que creem; porque não há distinção,
  • 23. pois todos pecaram e carecem da glória de Deus,
  • 24. sendo justificados gratuitamente, por sua graça, mediante a redenção que há em Cristo Jesus,
  • 25. a quem Deus propôs, no seu sangue, como propiciação, mediante a fé, para manifestar a sua justiça, por ter Deus, na sua tolerância, deixado impunes os pecados anteriormente cometidos;
  • 26. tendo em vista a manifestação da sua justiça no tempo presente, para ele mesmo ser justo e o justificador daquele que tem fé em Jesus.
  • 27. Onde, pois, a jactância? Foi de todo excluída. Por que lei? Das obras? Não; pelo contrário, pela lei da fé.
  • 28. Concluímos, pois, que o homem é justificado pela fé, independentemente das obras da lei.
  • 29. É, porventura, Deus somente dos judeus? Não o é também dos gentios? Sim, também dos gentios,
  • 30. visto que Deus é um só, o qual justificará, por fé, o circunciso e, mediante a fé, o incircunciso.
  • 31. Anulamos, pois, a lei pela fé? Não, de maneira nenhuma! Antes, confirmamos a lei.

Almeida Revista e Atualizada


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