Provérbios 2

• 1. Meu filho, se você aceitar as minhas palavras e guardar no coração os meus mandamentos;
  • 2. se der ouvidos à sabedoria e inclinar o coração para o discernimento;
  • 3. se clamar por entendimento e por discernimento gritar bem alto;
  • 4. se procurar a sabedoria como se procura a prata e buscá-la como quem busca um tesouro escondido,
  • 5. então você entenderá o que é temer o SENHOR e achará o conhecimento de Deus.
  • 6. Pois o SENHOR é quem dá sabedoria; de sua boca procedem o conhecimento e o discernimento.
  • 7. Ele reserva a sensatez para o justo; como um escudo protege quem anda com integridade,
  • 8. pois guarda a vereda do justo e protege o caminho de seus fiéis.
  • 9. Então você entenderá o que é justo, direito e certo e aprenderá os caminhos do bem.
  • 10. Pois a sabedoria entrará em seu coração, e o conhecimento será agradável à sua alma.
  • 11. O bom senso o guardará, e o discernimento o protegerá.
  • 12. A sabedoria o livrará do caminho dos maus, dos homens de palavras perversas—
  • 13. que abandonam as veredas retas para andarem por caminhos de trevas—,
  • 14. têm prazer em fazer o mal, exultam com a maldade dos perversos,
  • 15. andam por veredas tortuosas e no caminho se extraviam.
  • 16. Ela também o livrará da mulher imoral, da pervertida que seduz com suas palavras,
  • 17. que abandona aquele que desde a juventude foi seu companheiro e ignora a aliança que fez diante de Deus.
  • 18. A mulher imoral se dirige para a morte, que é a sua casa, e os seus caminhos levam às sombras.
  • 19. Os que a procuram jamais voltarão, nem tornarão a encontrar as veredas da vida.
  • 20. A sabedoria o fará andar nos caminhos dos homens de bem e manter-se nas veredas dos justos.
  • 21. Pois os justos habitarão na terra, e os íntegros nela permanecerão;
  • 22. mas os ímpios serão eliminados da terra, e dela os infiéis serão arrancados.