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Assim diz o SENHOR: O céu é o meu trono, e a terra o escabelo dos meus pés; que casa me edificaríeis vós? E qual seria o lugar do meu descanso? Porque a minha mão fez todas estas coisas, e assim todas elas foram feitas, diz o SENHOR; mas para esse olharei, para o pobre e abatido de espírito, e que treme da minha palavra. [Isaías 66: 1-2]

Gálatas 3

Almeida Revista e Atualizada

  • 1. Ó gálatas insensatos! Quem vos fascinou a vós outros, ante cujos olhos foi Jesus Cristo exposto como crucificado?
  • 2. Quero apenas saber isto de vós: recebestes o Espírito pelas obras da lei ou pela pregação da fé?
  • 3. Sois assim insensatos que, tendo começado no Espírito, estejais, agora, vos aperfeiçoando na carne?
  • 4. Terá sido em vão que tantas coisas sofrestes? Se, na verdade, foram em vão.
  • 5. Aquele, pois, que vos concede o Espírito e que opera milagres entre vós, porventura, o faz pelas obras da lei ou pela pregação da fé?
  • 6. É o caso de Abraão, que creu em Deus, e isso lhe foi imputado para justiça.
  • 7. Sabei, pois, que os da fé é que são filhos de Abraão.
  • 8. Ora, tendo a Escritura previsto que Deus justificaria pela fé os gentios, preanunciou o evangelho a Abraão: Em ti, serão abençoados todos os povos.
  • 9. De modo que os da fé são abençoados com o crente Abraão.
  • 10. Todos quantos, pois, são das obras da lei estão debaixo de maldição; porque está escrito: Maldito todo aquele que não permanece em todas as coisas escritas no Livro da lei, para praticá-las.
  • 11. E é evidente que, pela lei, ninguém é justificado diante de Deus, porque o justo viverá pela fé.
  • 12. Ora, a lei não procede de fé, mas: Aquele que observar os seus preceitos por eles viverá.
  • 13. Cristo nos resgatou da maldição da lei, fazendo-se ele próprio maldição em nosso lugar (porque está escrito: Maldito todo aquele que for pendurado em madeiro ),
  • 14. para que a bênção de Abraão chegasse aos gentios, em Jesus Cristo, a fim de que recebêssemos, pela fé, o Espírito prometido.
  • 15. Irmãos, falo como homem. Ainda que uma aliança seja meramente humana, uma vez ratificada, ninguém a revoga ou lhe acrescenta alguma coisa.
  • 16. Ora, as promessas foram feitas a Abraão e ao seu descendente. Não diz: E aos descendentes, como se falando de muitos, porém como de um só: E ao teu descendente, que é Cristo.
  • 17. E digo isto: uma aliança já anteriormente confirmada por Deus, a lei, que veio quatrocentos e trinta anos depois, não a pode ab-rogar, de forma que venha a desfazer a promessa.
  • 18. Porque, se a herança provém de lei, já não decorre de promessa; mas foi pela promessa que Deus a concedeu gratuitamente a Abraão.
  • 19. Qual, pois, a razão de ser da lei? Foi adicionada por causa das transgressões, até que viesse o descendente a quem se fez a promessa, e foi promulgada por meio de anjos, pela mão de um mediador.
  • 20. Ora, o mediador não é de um, mas Deus é um.
  • 21. É, porventura, a lei contrária às promessas de Deus? De modo nenhum! Porque, se fosse promulgada uma lei que pudesse dar vida, a justiça, na verdade, seria procedente de lei.
  • 22. Mas a Escritura encerrou tudo sob o pecado, para que, mediante a fé em Jesus Cristo, fosse a promessa concedida aos que creem.
  • 23. Mas, antes que viesse a fé, estávamos sob a tutela da lei e nela encerrados, para essa fé que, de futuro, haveria de revelar-se.
  • 24. De maneira que a lei nos serviu de aio para nos conduzir a Cristo, a fim de que fôssemos justificados por fé.
  • 25. Mas, tendo vindo a fé, já não permanecemos subordinados ao aio.
  • 26. Pois todos vós sois filhos de Deus mediante a fé em Cristo Jesus;
  • 27. porque todos quantos fostes batizados em Cristo de Cristo vos revestistes.
  • 28. Dessarte, não pode haver judeu nem grego; nem escravo nem liberto; nem homem nem mulher; porque todos vós sois um em Cristo Jesus.
  • 29. E, se sois de Cristo, também sois descendentes de Abraão e herdeiros segundo a promessa.

Almeida Revista e Atualizada


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