1 Coríntios 12

Almeida Revista e Atualizada

• 1. A respeito dos dons espirituais, não quero, irmãos, que sejais ignorantes.
  • 2. Sabeis que, outrora, quando éreis gentios, deixáveis conduzir-vos aos ídolos mudos, segundo éreis guiados.
  • 3. Por isso, vos faço compreender que ninguém que fala pelo Espírito de Deus afirma: Anátema, Jesus! Por outro lado, ninguém pode dizer: Senhor Jesus!, senão pelo Espírito Santo.
  • 4. Ora, os dons são diversos, mas o Espírito é o mesmo.
  • 5. E também há diversidade nos serviços, mas o Senhor é o mesmo.
  • 6. E há diversidade nas realizações, mas o mesmo Deus é quem opera tudo em todos.
  • 7. A manifestação do Espírito é concedida a cada um visando a um fim proveitoso.
  • 8. Porque a um é dada, mediante o Espírito, a palavra da sabedoria; e a outro, segundo o mesmo Espírito, a palavra do conhecimento;
  • 9. a outro, no mesmo Espírito, a fé; e a outro, no mesmo Espírito, dons de curar;
  • 10. a outro, operações de milagres; a outro, profecia; a outro, discernimento de espíritos; a um, variedade de línguas; e a outro, capacidade para interpretá-las.
  • 11. Mas um só e o mesmo Espírito realiza todas estas coisas, distribuindo-as, como lhe apraz, a cada um, individualmente.
  • 12. Porque, assim como o corpo é um e tem muitos membros, e todos os membros, sendo muitos, constituem um só corpo, assim também com respeito a Cristo.
  • 13. Pois, em um só Espírito, todos nós fomos batizados em um corpo, quer judeus, quer gregos, quer escravos, quer livres. E a todos nós foi dado beber de um só Espírito.
  • 14. Porque também o corpo não é um só membro, mas muitos.
  • 15. Se disser o pé: Porque não sou mão, não sou do corpo; nem por isso deixa de ser do corpo.
  • 16. Se o ouvido disser: Porque não sou olho, não sou do corpo; nem por isso deixa de o ser.
  • 17. Se todo o corpo fosse olho, onde estaria o ouvido? Se todo fosse ouvido, onde, o olfato?
  • 18. Mas Deus dispôs os membros, colocando cada um deles no corpo, como lhe aprouve.
  • 19. Se todos, porém, fossem um só membro, onde estaria o corpo?
  • 20. O certo é que há muitos membros, mas um só corpo.
  • 21. Não podem os olhos dizer à mão: Não precisamos de ti; nem ainda a cabeça, aos pés: Não preciso de vós.
  • 22. Pelo contrário, os membros do corpo que parecem ser mais fracos são necessários;
  • 23. e os que nos parecem menos dignos no corpo, a estes damos muito maior honra; também os que em nós não são decorosos revestimos de especial honra.
  • 24. Mas os nossos membros nobres não têm necessidade disso. Contudo, Deus coordenou o corpo, concedendo muito mais honra àquilo que menos tinha,
  • 25. para que não haja divisão no corpo; pelo contrário, cooperem os membros, com igual cuidado, em favor uns dos outros.
  • 26. De maneira que, se um membro sofre, todos sofrem com ele; e, se um deles é honrado, com ele todos se regozijam.
  • 27. Ora, vós sois corpo de Cristo; e, individualmente, membros desse corpo.
  • 28. A uns estabeleceu Deus na igreja, primeiramente, apóstolos; em segundo lugar, profetas; em terceiro lugar, mestres; depois, operadores de milagres; depois, dons de curar, socorros, governos, variedades de línguas.
  • 29. Porventura, são todos apóstolos? Ou, todos profetas? São todos mestres? Ou, operadores de milagres?
  • 30. Têm todos dons de curar? Falam todos em outras línguas? Interpretam-nas todos?
  • 31. Entretanto, procurai, com zelo, os melhores dons. E eu passo a mostrar-vos ainda um caminho sobremodo excelente.

Almeida Revista e Atualizada